As unidades que já foram comercializadas terão o benefício de forma automática e as novas aquisições poderão se beneficiar com a nova tecnologia Shadefix que elimina as perdas se os painéis forem atingidos pela sombra.
De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a fonte solar atingiu, ao fim do primeiro trimestre deste ano, a marca de 5.114 gigawatts (GW) de capacidade instalada no País, um aumento de 14,4% em relação à marca ao fim de 2019. Considerando-se somente o segmento Geração Distribuída, o crescimento foi de 21,5%.
Em um cenário de expansão da energia solar na matriz energética brasileira, os avanços tecnológicos acompanham esse crescimento exponencial. É o caso da nova tecnologia dos inversores da SMA, líder mundial no mercado de inversores solares nos segmentos residencial, comercial e utility.
Trata-se da tecnologia ShadeFix, que possibilita que o inversor detecte o ponto de máxima potência em maior escala. Na prática, se parte de um painel ficar sombreado, o sistema desvia e canaliza a atividade do conversor para módulos em que a luz solar bate mais forte, potencializando a captação da energia solar e reduzindo os custos.
Os clientes da ALDO Solar, uma das principais distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar, TI e drones do país, que já tenham adquirido inversores SMA terão acesso à atualização de forma automática. As revendas que venham a adquirir os inversores da marca também poderão se beneficiar com a nova tecnologia sem a necessidade de investir em equipamentos extras para a otimização da captação de energia em painéis sombreados.
De acordo com Pedro Alves, Country Manager da SMA no Brasil, “a tecnologia ShadeFix representa uma evolução importante no software e no hardware dos inversores SMA e que a empresa, mais uma vez, se firma como uma das maiores provedoras de soluções tecnológicas do mercado de energia solar”.
Para Aldo Pereira Teixeira, fundador e presidente da ALDO Solar, “trata-se de um avanço sem precedentes para o mercado de inversores e para a ampliação do uso da energia solar no país. Sem a necessidade de investir em outros equipamentos que otimizem a incidência solar em painéis fotovoltaicos sombreados, as revendas e instaladores poderão oferecer preços ainda mais competitivos”, explica o empresário.
Algoritmo avançado para otimizar sistemas sombreados
O conversor inteligente MPPT (Maximum Power Point Tracker, ou ponto rastreador de potência máxima, em português) encontra de forma confiável o ponto ideal de operação do sistema fotovoltaico em caso de sombreamento, sem gerar custo ou esforço extra ao instalador, já que dispensa o uso de componentes eletrônicos e conectores adicionais no telhado, reduzindo significativamente as falhas nos sistemas.
Este algoritmo avançado oferece a possibilidade de garantir a rentabilidade até em sistemas sombreados, evitando a elevação do CAPEX (Capital Expenditure ou Despesas de Investimento).
A atualização da SMA com a tecnologia ShadeFix já está disponível para os clientes da Aldo em todo o país. Para conhecer os geradores de Energia Solar SMA, acesse AQUI
Confira mais sobre essa tecnologia no vídeo abaixo que a SMA preparou
Leave feedback about this