Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que entre as fontes de energia renovável, a energia solar é a que mais desperta o interesse dos empresários brasileiros no ramo industrial. Dessa forma, três a cada quatro indústrias brasileiras se interessam por energia solar.
Portanto, segundo o estudo, 75% dos entrevistados revelaram que têm interesse em aderir a algum tipo de fonte renovável. Em seguida, o interesse recaiu sobre o hidrogênio verde ou tecnologias de baixo carbono, com 19%. Por último, a energia eólica foi cintada, com 13% de interesse das indústrias brasileiras.
> Leia mais: No Brasil, R$ 60 bilhões foram movimentados no mercado de energia solar residencial
Indústrias brasileiras – projetos ou ações voltadas às fontes renováveis
O estudo também demonstrou que 53% das indústrias brasileiras já contam com ações ou projetos que usam fontes renováveis. São empresas onde a fonte solar é o centro do maior número de iniciativas, ou seja, 91% das organizações. A biomassa concentra 5%, a eólica, 3% e o hidrogênio de baixo carbono, 1%, respondendo pelo restante das fontes renováveis em estudo.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da CNI, o Brasil está na vanguarda da transição energética. Por isso, conta com uma alta participação de fontes renováveis em sua matriz energética e percorre um caminho de sustentabilidade.
Durante a pesquisa, foram ouvidos 1.004 executivos de indústrias brasileiras de pequeno, médio e grande portes em todos os estados do país. O levantamento, então, foi realizado entre os dias 3 e 20 de novembro e foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da FSB Holding.
Indústrias brasileiras: tecnologias verdes e financiamento
Conforme entendimento levantado pelo estudo da CNI sobre as fontes de energia preferenciais pelas indústrias brasileiras, há necessidade de ampliar a quantidade empresas que acessam formas de financiamento para inciativas sustentáveis. E essa é uma das necessidades apontadas pelo setor privado para fomentar a economia de baixo carbono, além de propagar as tecnologias verdes entre as indústrias brasileiras.
De todos os entrevistados, ao longo da pesquisa, 67% manifestaram interesse nas linhas de crédito com intuito de adotar fontes renováveis. Entretanto, nem todos realizaram esse objetivo. Assim, apenas 16% procuraram por algum tipo de incentivo de crédito público para colocar em prática seus projetos sustentáveis. E, 6% dos entrevistados conseguiram.
Durante a pesquisa, o crédito privado demonstrou mais acessibilidade aos empresários das indústrias brasileiras. Assim, 24% deles buscaram e 15% conseguiram. E, o acesso a financiamento voltados às ações em sustentabilidade, para 62% dos empresários, é tido como difícil ou muito difícil.
O terceiro principal obstáculo para a implementação de ações de sustentabilidade pelas indústrias brasileiras, apontada por 22%, é a dificuldade de financiamento ou crédito. Essa dificuldade fica atrás apenas da falta de incentivo do governo, que aponta 51% e da falta de cultura de sustentabilidade no mercado consumidor, com 39%.
Em relação à adesão a novas tecnologias para alavancar a produção sustentável nas indústrias brasileiras, 75% dos interessados estão interessados nas linhas de crédito para tecnologias verdes. 66% declararam que não precisam de novas tecnologias de baixo carbono, enquanto 59% querem modernizar seus maquinários para atingir metas de descarbonização.
> Leia mais: Em momento de maior demanda da população a solar atendeu 19,2% do consumo de energia
Nesse ponto, ainda, a participação do poder público não é considerada suficiente pelas indústrias brasileiras, uma vez que 88% revelaram que não existe incentivo tributário para que tais mudanças aconteçam.
Indústrias brasileiras e o mercado de carbono
Outra medida importante apontada pelos entrevistados é a criação de um mercado de carbono regulado como um avanço necessário para ser incluído na agenda sustentável. Entre os empresários, portanto, 78% deles entende que a lei que regulamenta a iniciativa, é entendida como importante ou muito importante.
Dessa forma, se o mercado regulado de carbono que contemple a participação da indústria na governança, não tomando as sanções e as penalidades como desproporcionais, contribuirá para o alcance do país nas metas climáticas.
Sendo assim, cabe entender a iniciativa como uma forma de complementar outras agendas verdes. Alguns exemplos são a expansão das energias renováveis e o fortalecimento da política nacional de biocombustíveis, além da redução do desmatamento ilegal.
A Aldo e a sustentabilidade
Em um período em que a preocupação com as questões ambientais se torna uma pauta cada dia mais comum na rotina das empresas e a busca por alternativas limpas de energia recebe uma demanda crescente do consumidor, a energia solar vem ganhando espaço no mercado. Nesse contexto de mudanças e maior responsabilidade ambiental, a Aldo Solar e sustentabilidade se aproximam ainda mais na hora de entregar soluções e serviços para os seus clientes.
Hoje, a Aldo carrega em seus valores uma intensa preocupação com as questões que afetam o meio ambiente. São valores que conduzem suas atividades sempre com foco no atendimento às demandas do consumidor, mas com total respeito às legislações ambientais, garantindo uma postura de empresa inovadora e consciente.
A Aldo tem forte atuação no segmento de energia solar, mercado que está intimamente relacionado à sustentabilidade. Assim, se envolve ainda mais com o tema ao trabalhar de maneira totalmente ajustada às demandas da sociedade e das legislações.
Desde a sua origem, a Aldo sempre primou pela questão ambiental adotando uma postura consciente em suas atividades. Muito disso se deve aos próprios fundadores e diretores da empresa, que são muito ligados à natureza e carregam essa preocupação como valores pessoais.
> Leia mais: Energia solar superou 35 GW em capacidade instalada
Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que oferece financiamento inteligente e totalmente digital.
Leave feedback about this