A energia solar é uma solução sustentável que, além de reduzir o impacto ambiental, gera uma economia financeira significativa. Dessa forma, suas vantagens são sentidas no bolso e pelo planeta, promovendo a sustentabilidade na sociedade.
Ainda no começo do ano, segundo estimativas da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar no Brasil deve ter o acréscimo de 9,4 GW em 2024, elevando a potência instalada acumulada para 45,6 GW até o final do ano. Isso representa investimentos de 38,9 bilhões de reais, de acordo com as projeções da associação.
Um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) mostrou que, até 2028, cerca de 3.700 GW de energia renovável devem entrar em operação globalmente, fazendo as energias eólica e solar responderem por 95% dessa expansão. Com isso, nota-se como o investimento neste setor no Brasil tem potencial, com várias possibilidades, como:
- instalação em imóveis próprios: geração de energia para consumo próprio em residências, indústrias ou comércios, com redução da conta de luz e troca por créditos do excedente;
- usinas solares: grandes instalações para geração de energia em larga escala, com venda de excedente para concessionárias ou no mercado livre de energia;
- cooperativa de energia: vários consumidores compartilham o investimento em uma usina solar e dividem a energia gerada, compensando nas suas contas de luz;
- fazendas solares: usina enquadrada como minigeração destinada à venda ou aluguel de lotes de paineis solares para pessoas ou empresas do mercado cativo que desejam gerar sua própria energia sem um sistema próprio;
- venda ou revenda de sistemas fotovoltaicos: comércio de equipamentos e serviços relacionados a sistemas solares, atendendo à crescente demanda do mercado;
- leilões de energia solar: investidores vendem a energia gerada em grandes projetos solares por meio de contratos de longo prazo negociados em leilões governamentais.
Abaixo, mostraremos como investir em energia solar pode ser um bom negócio. Você verá motivos que explicam o aumento da adesão a essa fonte, além dos incentivos e soluções para facilitar a sua adoção.
Por que investir em energia solar?
A energia solar fotovoltaica traz vantagens diversas, que incluem a economia financeira na conta de luz, a valorização imobiliária, a baixa manutenção do sistema e os incentivos fiscais oferecidos pelo governo, como a isenção de impostos.
Benefícios financeiros
Um dos principais atrativos da energia solar é a economia que ela gera na conta de luz. Ao instalar placas solares, você pode reduzir significativamente seus gastos com eletricidade. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), essa redução pode ser de até 95% na fatura de luz.
Baixa manutenção
A manutenção de um sistema de energia solar consiste, basicamente, em:
- limpar os painéis solares duas vezes por ano, removendo principalmente pó e folhas e galhos de árvores;
- fazer inspeções regulares para identificar danos à estrutura e ao equipamento, que podem ter causas diversas, como chuva de granizo ou obra na vizinhança;
- verificar os cabos e conexões elétricas para garantir a eficiência do sistema instalado.
Valorização de imóveis
Também vale ressaltar que imóveis com sistemas fotovoltaicos instalados podem aumentar em até 10% o seu valor de mercado, ainda segundo estudos da ABSOLAR. Essa valorização se deve à procura de compradores que se preocupam com a sustentabilidade e economia a longo prazo.
Veja também: quanto custa uma placa solar?
Incentivos e linhas de financiamento
Atualmente, existem diversos incentivos fiscais de energia solar, como a isenção de ICMS e a iniciativa IPTU Verde, que oferecem redução de impostos, tornando o investimento mais acessível. São eles:
- IPTU Verde: essa iniciativa se refere aos descontos praticados no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para empreendimentos residenciais, comerciais e institucionais que adotam certas práticas sustentáveis, como a geração de energia solar;
- isenção de ICMS: contribuintes que injetam na rede elétrica a energia solar excedente estão isentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Sendo assim, a energia quando retorna ao consumidor em forma de créditos não é tributada com impostos;
- redução no Imposto de Renda sobre a venda de imóveis: a instalação de um sistema de geração solar em uma residência pode ser declarada como uma benfeitoria no imóvel. Dessa forma, ao adicionar o custo do equipamento, o valor da propriedade aumenta, reduzindo a base de cálculo do imposto.
Além disso, instituições financeiras disponibilizam linhas de crédito específicas para o financiamento de energia solar, com condições atrativas.
Como funciona o Retorno de Investimento (ROI) em energia solar?
O ROI é uma métrica financeira usada para medir a eficácia de um investimento, comparando os ganhos obtidos com o custo do investimento.
Cálculo do Retorno de Investimento
Calcular o ROI em energia solar será importante para avaliar a viabilidade econômica do projeto. Para fazer este cálculo, basta aplicar a seguinte fórmula:
- ROI (%) = (economia anual com energia ÷ custos do investimento) × 100.
Lembre-se de que ao considerar a economia, você deve pegar o lucro líquido, subtraindo custos de manutenção e operação. Por exemplo, se o custo total do sistema solar foi de R$ 20.000,00 e a economia anual na conta de luz é de R$ 4.000,00, o ROI seria de 20%.
É válido dizer que o ROI de energia solar envolve variáveis, como a qualidade e economia dos equipamentos. Os painéis solares e inversores, por exemplo, podem ter diferentes níveis de eficiência, influenciando o volume de geração de energia e, consequentemente, no ROI.
Payback e vida útil do sistema solar
O payback nada mais é que o tempo de retorno do investimento, ou seja, é o período necessário para o investimento inicial ser recuperado pela economia gerada pelo sistema solar.
Geralmente, o payback de um sistema solar varia entre quatro a cinco anos, dependendo das condições específicas de cada projeto. Considerando que a vida útil dos painéis solares é igual ou superior a 25 anos, após o período de payback, o proprietário continuará usufruindo de “energia gratuita” por aproximadamente 20 anos.
Passo a passo para investir em energia solar
Agora que você já viu todas as vantagens e o potencial de crescimento do mercado de energia solar no Brasil, que tal entender, de fato, como investir em energia solar? Aqui vai um passo a passo simplificado.
Avaliação do consumo energético
O primeiro passo para investir em energia solar é entender o seu consumo energético. Isso é importante, pois, em cada residência ou empresa, ele será diferente, já que depende de fatores como o tamanho do imóvel, número de moradores, hábitos de consumo e a eficiência energética dos aparelhos utilizados.
Portanto, saber como calcular o consumo de energia permitirá simular o sistema solar adequado para suprir os seus gastos de luz.
Escolha de fornecedores e equipamentos
Para o sucesso do projeto de energia solar, a qualidade dos equipamentos deve ser levada a sério. Equipamentos de boa qualidade possuem maior eficiência energética e tendem a ser mais duráveis e confiáveis, reduzindo a necessidade de manutenção e o risco de falhas ao longo do tempo.
Sem contar que costumam oferecer garantias longas, fazendo com que seu investimento esteja protegido por mais tempo. Algumas certificações, como a IEC 61215, ajudam a atestar que os equipamentos atendem a padrões de segurança e desempenho.
Por isso, para ter certeza de que está fazendo um bom negócio, conte apenas com fornecedores com credibilidade no mercado. Quer saber como vender energia solar? A Aldo Solar é líder no segmento, com equipamentos dos principais fabricantes mundiais do setor.
Instalação e manutenção do sistema
A instalação do sistema solar deve ser realizada por profissionais qualificados, garantindo que todos os componentes sejam instalados corretamente e estejam em conformidade com as normas de segurança.
Além disso, para prolongar a vida útil e garantir que o sistema continue operando de forma eficiente, serão necessárias manutenções periódicas, como inspeções e limpeza das placas solares.
Aliás, você sabia que a sujeira pode ser um dos principais fatores que prejudicam a eficiência dos equipamentos? Então fique atento a esses detalhes e saiba que, ao adquirir os produtos da Aldo Solar, será possível contar com suporte especializado em todas as etapas do projeto.
Qual é a importância de escolher uma empresa experiente?
É importante se certificar de que os equipamentos adquiridos têm garantia e, principalmente, são de qualidade. Também é fundamental que a empresa escolhida ofereça suporte e atendimento pós-venda, além de já ter a expertise necessária e a confiança do mercado. Assim, o ROI do seu projeto de energia solar será satisfatório.
Nesse ponto, a Aldo Solar se destaca. Somos uma empresa que atua há mais de 40 anos nesse setor, sendo uma das mais reconhecidas distribuidoras de soluções de geração de energia fotovoltaica do país.
Trabalhamos com marcas líderes de mercado, que têm a qualidade de seus equipamentos reconhecida mundialmente. Além de possuir as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, a Aldo Solar investe fortemente na construção de soluções que atendam diferentes perfis de clientes que buscam a autossuficiência energética.
Leave feedback about this