Fidelizar um cliente significa oferecer uma experiência positiva na compra ou uso de um produto ou serviço, de forma que ele continue efetuando novas compras após o seu primeiro contato com a empresa. Assim, é possível garantir não apenas uma venda, mas um cliente disposto a sempre consumir o que quer que a sua marca ofereça.
No caso de uma empresa de TI, assegurar a satisfação dos clientes antes, durante e após a venda de um produto é importante. O mercado está em constante atualização e uma das garantias de conquistar novas vendas é manter um cliente fidelizado.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos mostrar qual é a importância da satisfação na fidelização de clientes de TI. Você vai saber as vantagens de investir nessa estratégia e como elaborar a ideal para o seu negócio. Continue a leitura!
4 vantagens importantes da fidelização de clientes
1. Redução de custos de captação
Você já fez as contas de quanto investe para cada cliente conquistado? Pense no investimento financeiro gasto em ações de propaganda e marketing, consolidação da marca e divulgação em mídias online e offline.
Agora pense o quanto gastaria para fidelizar essa mesma pessoa mais uma vez. Viu só? Um cliente fiel é sinal de vendas constantes sem a necessidade de manter o alto investimento a cada nova conquista.
2. Atração de novos clientes a partir dos já fidelizados
Além de obter um investimento menor para as vendas futuras, fidelizar também significa abrir uma porta de entrada para novos clientes, que podem vir a se tornar fiéis. Um consumidor fidelizado tem maior chance de divulgar os seus produtos e serviços por conta da experiência positiva que já vivenciou — e vivencia — com a marca.
3. Aumento do valor de marca
Uma marca dificilmente nasce consolidada. Até chegar a um patamar sólido, é preciso divulgação e investimento constante em marketing para garantir uma base de clientes e potenciais clientes segura.
A fidelização tem uma importância ainda maior nesse sentido. Os novos consumidores fidelizados tornam-se “porta-vozes” da marca, divulgando e defendendo os seus produtos e serviços.
4. Maior relevância do feedback
Empresas gastam boa parte de seus orçamentos para saber o que as pessoas pensam sobre os seus produtos e serviços. Quando os clientes já são fidelizados, os feedbacks vêm de graça com uma qualidade muito maior, já que são espontâneos e fruto da experiência de usuários que já se identificam com a marca. Isso significa maior probabilidade de acerto em futuras inovações.
Principais desafios para fidelizar os clientes
5 passos para criar uma estratégia de fidelização de clientes
Passo 1: invista nos canais de pós-venda
Existem duas maneiras de desenvolver a pós-venda: de forma proativa ou reativa. Independentemente de qual seja a sua escolha, saiba que é preciso investir a mesma energia nas duas formas para garantir a fidelização de um cliente.
Na primeira, a iniciativa parte da empresa. Ela procura saber com o seu cliente como foi a experiência de compras ou o uso do serviço. Essa atitude possibilita encontrar novas maneiras de mensurar e transformar as informações repassadas em melhorias de processos e inovações.
Passo 2: crie canais de comunicação com o seu cliente
Um cliente precisa conseguir entrar em contato com a empresa de TI de quem comprou um produto ou utilizou um serviço. Logo, é uma péssima estratégia esconder as formas de contato para receber alguma crítica após uma venda.
Para obter bons resultados na estratégia de fidelização, é preciso oferecer maneiras dos usuários entrarem em contato e resolverem as suas demandas facilmente. Saiba que mesmo um problema pode se tornar uma experiência positiva e contribuir para a fidelização.
Passo 3: use os dados a seu favor
Todo cliente ao comprar um produto deixa uma série de informações que poderão ser usadas mais para frente. A partir das suas compras e buscas, sobretudo nos ambientes online, é possível traçar um perfil desse consumidor e oferecer a ele benefícios e produtos que tenham mais a ver com as suas necessidades e interesses.
Passo 4: monte uma política de adesão
Oferecer descontos para que um cliente indique amigos que também poderão realizar compras é uma ótima ferramenta para expandir a base com pouco esforço. Dessa forma, todos saem ganhando: o cliente inicial ao obter uma vantagem com a indicação, o seu indicado por poder ter contato com um produto que já foi testado pelo o seu amigo e a empresa, que aumenta a quantidade de vendas.
A partir disso, o próximo passo é continuar elaborando estratégias de fidelização a partir dessa nova base de clientes.
Passo 5: fique atento aos sinais do cliente
Durante o processo de implementação de uma estratégia de fidelização de clientes é importante acompanhar o desenvolvimento e as suas experiências. A partir desse feedback, é possível elaborar estratégias para conseguir atender às suas necessidades.
Observar esses sinais e saber interpretá-los é fundamental para conseguir completar o passo a passo e encerrar o ciclo de forma positiva.
Agora que você já sabe o que é a fidelização de clientes e como montar uma estratégia para garantir que um comprador vire um defensor da sua marca, é hora de ficar sabendo um pouco mais sobre esse e outros assuntos relevantes. Que tal? Siga os nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro. Nós estamos no Instagram, no Google Plus, no YouTube, no Twitter e no Facebook. Até a próxima!
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